terça-feira, 30 de março de 2010

A TERRA: UMA SENHORA AS VEZES NERVOSA.



Descrição:

A teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma. Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc.

Palavras-chave: Placas Tectônicas. Terra. Magma. Montanhas. Cordilheiras. Terremotos.








Enchentes, terremotos, furacões, ciclones, nevascas, raios, tsunamis. Será uma resposta da terra para a destruição provocada pelo homem? Recentemente diversos desastres naturais abalaram o mundo e deixaram milhares de mortos.

O Brasil é um dos países que mais está sofrendo. Foram centenas de deslizamentos de terra ocasionados pelas fortes chuvas no sul e sudeste, enchentes que derrubaram pontes, casas e o que mais viesse pela frente, ciclones levaram telhados de casas em Santa Catarina, raios caíram e mataram pessoas no sul, a seca chegou forte na região norte e até o nordeste, que raramente aconteciam desastres naturais, não escapou dessa. No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, houve tremores de terra, que chegaram a 3.8º na escala Richter.

Alagoas está ameaçada pelas chuvas que estão chegando do oceano atlântico. Meteorologistas afirmam que o tempo vai fechar na região e fortes chuvas, unida a rajadas de ventos de 50 a100km/h podem chegar ao estado, algo incomum.

Notícias sobre desastres naturais estão em evidência na mídia do mundo inteiro. Estudiosos dizem que isso é normal, mas o problema é a freqüência, que está aumentando a cada dia, e as cidades não estão preparadas para isso.

A China sofreu esse ano uma das maiores nevascas da história. As baixas temperaturas atingiram a Europa, aonde os termômetros chegaram a marcar 50ºC negativos. Samoa, na Oceania, sofreu um tsunami que matou centenas de pessoas. O Haiti teve o maior terremoto de sua história e também houve centenas de mortos. Esses são alguns exemplos recentes de desastres naturais. Será uma resposta da natureza ao homem?

Algumas teorias e crenças, apontam que o fim do mundo está próximo mas,por enquanto, evidências só mesmo nas telas de cinema.


E você, no que acredita?

terça-feira, 23 de março de 2010

DÁ PARA CAVAR UM BURACO QUE ATRAVESSE A TERRA?

Há muito tempo os cientistas tentam desvendar do que é formado o interior da Terra. A maior perfuração já realizada na crosta terrestre não ultrapassou 17 km de profundidade, pois é um processo difícil e caro.

terça-feira, 9 de março de 2010

CICLO DA ÁGUA.


CICLO DA ÁGUA.



Estados físicos da Água
A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas – mares, rios e lagos; em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares (água salgada), nos rios e lagos (água doce) e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta, os polos e nas grandes altitudes. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água pode se precipitar em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.
SOLIDIFICAÇÃO:Solidificação é quando a agua passa do estado líquido para o sólido.
FUSÃO:quando a água pssa do estado solido para o liquido.
VAPORISAÇÃO:quando a água passa do estado liquido para o gasoso.
LIQUEFAÇÃO:quando a água passa do estado gasoso para o liquido.
SUBLIMAÇÃO:quando a água passa do estado solido para o gasoso,e do estado gasoso para o sólido.

terça-feira, 2 de março de 2010