terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mitos Africanos

Mitologia Akan

Os povos Akan são um grupo étnico e linguístico da África Ocidental.

Este grupo inclui os Akuapem, o Akyem, o Ashanti, do Baoulé, a Anyi, o Brong, o Fante e os povos Nzema de ambos Gana e Costa do Marfim. Do século XV ao século XIX, os povos Akan dominaram a mineração de ouro e comércio de ouro na região.

A arte Akan é muito abrangente e de renome, especialmente para a tradição de elaboração de objetos pesados de bronze dourado, que foram feitas utilizando o método Lost-wax casting de fundição. Ramos do akan inclui o Abron e os Afutu.

A cultura Akan é a mais dominante e evidente nos dias de hoje, em Gana. Algumas de suas mais importantes histórias mitológicas são chamadas anansesem. Anansesem significa literalmente "a história da aranha", mas pode, num sentido figurativo também significar "histórias do viajante". Estas "histórias de aranha" são, por vezes também referidas como nyankomsem; 'palavras de um deus do céu'. As histórias geralmente, mas nem sempre, giram em torno Kwaku Ananse, um espírito Trickster, muitas vezes descrita como uma aranha, humana, ou uma combinação dos dois.

Mitologia Yoruba

A mitologia dos yorubas engloba toda a visão de mundo e as religiões dos yorubas, tanto na África (principalmente na Nigéria e na República do Benin) quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Yoruba é definida por Itans de Ifá.

Mitologia Efik



Na mitologia Efik, Abassi é o deus criador. Sua esposa é Atai, que convenceu-o de permitir que dois seres humanos (seus filhos, um homem e uma mulher) se instalassem na Terra, mas os proibissem de reproduzir ou trabalhar e eles voltariam ao céu quando Abassi tocasse o sino de jantar; essas regras foram definidas para que eles não superassem Abassi em sabedoria e força. Conseqüentemente, eles quebraram esta regra e Atai matou ambos, bem como causou a luta, morte e guerra entre as seus filhos. Abassi e Atai foram tão repugnados que eles se retiraram dos affairs (assuntos) dos seus descendentes.

Outros acreditam que o criador, Abassi, criou dois seres humanos e, em seguida, decidiu não lhes permitir viver na terra. Sua esposa, Atai, persuadiu-o a deixar que eles assim fizessem. Para controlar os seres humanos, Abassi insistiu que eles comam todas as suas refeições com ele, por meio disso impedindo-os de cultivar ou caçar a comida. Ele também proibiu-os a procriação. Logo, entretanto, a mulher começou a cultivar os alimentos na terra, e eles deixaram de aparecer para comer com Abassi. Então o homem uniu-se a sua esposa nos campos, e logo houve filhos também. Abassi culpou sua esposa do modo que as coisas tinham resultado, mas ela disse-lhe que trataria disso. Ela enviou para a Terra a morte e a discórdia para manter as pessoas no seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário